Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável é utilizado a cerca de 40 anos. Tinha nascido como  resposta à crescente preocupação de que o desenvolvimento econômico viesse às custas do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável foi o tema chave da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano realizada em Estocolmo em 1972. O relatório Bruntland “Nosso Futuro Comum”, de 1987, o definia como “desemvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”. O objetivo do desenvolvimento sustentável é criar um sistema econômico que leve em conta tanto o bem-estar das pessoas como o equilíbrio do ecossistema.

Malgrado as muitas conferências internacionais, os muitos acordos entre os Estados que os implementam legalmente, e um sistema de controle responsável pela implementação do Desenvolvimento Sustentável (a Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável foi criada em 1992 na Assembléia Geral da ONU), os indicadores mostram o fracasso do atual sistema internacional e sua incapacidade de enfrentar os desafios que nos interpelam, entre os quais a pobreza, a degradação ambiental, o esgotamento dos recursos naturais, a extinção de espécies, a poluição, a violação dos direitos humanos, o açambarcamento das terras e as mudanças climáticas.

Em 2009, a Assembleia Geral da ONU decidiu convocar para 2012, uma conferência sobre desenvolvimento sustentável, destinada aos Chefes de Estado, às agências da ONU e aos investidores. Os objetivos da conferência são: verificar os progressos alcançados até o presente e o quanto ainda há de ser feito para a implementação das decisões mais importantes; enfrentar os desafios novos e emergentes; e assegurar um compromisso político renovado em favor do desenvolvimento sustentável. A meta principal da conferência será incluir dois temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e uma base institucional para o desenvolvimento sustentável.

A situação mundial atual indica a fragilidade dos esforços na promoção do desenvolvimento sustentável. Historicamente isso se deu no contexto do capitalismo, um sistema caracterizado pelo livre mercado, pela competitividade, por interesses pessoais, pela concentração de capitais, por monopóliios e pelo crescimento das corporações transnacionais. Também demonstrou comportar-se como depredador do meio ambiente e levou à violação dos direitos humanos, à exclusão dos países e à destruição da cultura de populações inteiras. No alvorecer do século XXI estamos experimentando múltimas crises que ameaçam o nosso futuro. Eventos críticos, tais como a crise alimentar de 2005 e aquela financeira de 2008 são indícios alarmantes. A menos que não se mude nosso modo de vida que é insustentável, nosso sistema de comércio que é injusto, e nosso comportamento que é baseado na ganância, a situação mundial vai continuar gerando um empobrecimento crescente, novos conflitos e caos, e seguirá provocando ainda mais degradação ecológica e esgotamento dos recursos naturais.

No espírito da Carta da Terra, “precisamos urgentemente de uma visão compartilhada de valores fundamentais que forneçam uma base ética à comunidade mundial que está surgindo”. A erradicação da pobreza deve ser uma prioridade nesta visão. Nenhuma forma de desenvolvimento pode ser chamada sustentável se nada se faz para reduzir, significativamente, as causas e os efeitos da pobreza. A Conferência Rio+20 oferece uma oportunidade de defender com força um fundamento ético para a comunidade mundial que está surgindo, levando em conta o valor da harmonia entre os seres humanos e a natureza, e de reforçar a base institucional em vista de um desenvolvimento sustentável.

Francesca Restifo 

Odile Coirier FMM 

Advertisements
No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: