A Biodiversidade e sua perda

A Biodiversidadde (ou melhor, a Diversitade Biológica) é a variedade total de famílias genéticas, de espécies e de ecossistemas. É uma maravilha e um prazer, mas também uma grande responsabilidade. Estima-se que no mundo existam cerca de 5 a 30 milhões de espécies de animais e de plantas, e que a maior parte delas não tenha sido ainda identificada. A biodiversidade não é distribuída em modo uniforme na superfície terrestre. Os trópicos cobrem 42% de toda a terra, mas contêm os dois terços de todas as espécies de animais. As florestas tropicias cobrem 6% de toda a terra mas contêm os dois quintos de todas as espécies vegetais e animais. Um índice simples da biodiversidade é o número de espécies presentes em um lugar.

A Biodiversidade é importante porque:

  • A humanidade depende da natureza para alimentos, roupas e outras necessidades. No mundo cerca de 3000 espécies de plantas são utilizadas como alimento, e mais de 80% desse alimento vem de apenas 20 destas espécies.
  • A Biodiversidade é essencial para muitos serviços ecossistêmicos, como o ciclo nutritivo, a formação do solo, o efeito protetor de sua remoção pela chuva, a eliminação de resíduos, a polinização, a produção de oxigênio, a captura de carbono e a regulação do clima.
  • Muitas espécies são importantes para a sobrevivência de outras espécies, mesmo não voltadas para o uso imediato da humanidade.
  • Os organismos selvagens deram uma contribuição significativa para a arte, para a literatura e para a religião da humanidade. Hoje o cristianismo avalia a biodiversidade como uma poderosa forma de lembrar a personailidade, o poder e o gênio criador de Deus (Rom 1,20: Salmo 104). Muitas religiões reconhecem que a criação tem um valor intrínseco, independentemente de seu valor para a humanidade. Em São Francisco paisagens, natureza, plantas e animais recordavam a grandeza do Criador, o que o levou a compreender a fraternidade universal de toda a criação.
  • Muitas utilizações de espécies ou de gêneros devem ser ainda descobertas.

No entanto, apesar de sua importância, a biodiversidade está ameaçada em muitos aspectos pelo comportamento humano:

  • A poluição contribui para a degradação dos habitat. Os pesticidas, as águas residuais, os óleos, as emissões da combustão e a chuva ácida, tudo isso contamina o solo, o ar e a água. Um efeito alarmante da poluição atmosférica verifica-se no acelerado andamento das mudanças climáticas.
  • A super exploração levou algumas espécies à extinção, entre estas, o tigre, o panda gigante, o rinoceronte negro, o bacalhau e muitas espécies de baleias.
  • Outras ameaças compreendem: o crescimento da população e do consumo, as mudanças climáticas e o modelo de desenvolvimento seguido hoje.

Como resultado destas múltiplas ameaças provenientes do ser humano, o ritmo de extinção é agora estimado entre 1.000 a 10.000 vezes maior do que aquele do passado recente. As florestas tropicais estão sendo destruídas a uma taxa entre 0,8% a 2% ao ano, causando a extinção de algumas das 5 milhões de espécies que se estima nelas habitar. Sabemos que foram extintas desde 1600 d.C., 484 espécies de animais e 654 espécies de plantas.

Bernd Beermann OFM Cap  

Advertisements
No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: